Sustentabilidade

O termo sustentabilidade tem origem no latim  “sustentare” que  significa:  sustentar, favorecer e conservar.

“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações. (relatório Brundland, 1987,ONU) .

Uma arquitetura para ser considerada sustentável precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.

Em menor escala algumas soluções arquitetônicas podem favorecer o bem estar de seus usuários e contribuir para uma arquitetura ecologicamente correta.

O  Studio Alessandra Duque está apto a orientar  seus clientes e implementar em seus projetos  tecnologia e recursos naturais para uma arquitetura sustentável.

A arquiteta Alessandra Duque pesquisa a área desde 1999 e vem ao longo de sua carreira se especializando em novas tecnologias, possui especialização na USP na área de arquitetura sustentável, participa anualmente de fóruns e seminários para atualização profissional.

ALGUMAS TECNOLOGIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

 

TIJOLO ECOLÓGICO

Tijolos ecológicos são feitos de argila e aditivos como o cimento, porém o uso do cimento é em pequena quantidade apenas para dar liga na massa, são considerados ecológicos por em seu processo não vai queima, portanto não são usados recursos naturais em abundância como no caso lenha em seu processo, nem tão pouco são gerados resíduos tóxicos como fuligem.

Por serem furados servem de passagem para conduites e canos de água sem que seja necessário rasgar as paredes e evitando assim uso de cimento para remendar.

O acabamento do tijolo é uniforme e com excelente apelo estético portanto despensa reboco e pintura.

O tijolo ecológico é estrutural, o uso de ferro é bem menor que em construções tradicionais, bem como o uso de madeira para formas se faz desnecessário para a construção de pilares e vigas.

Uma construção de tijolos ecológicos praticamente não tem resíduos de descarte sendo durante a obra praticamente desnecessário o uso de caçambas.

Material que é naturalmente isolante térmico e acústico devido a sua espessa camada de argila e aos furos que geram uma câmara de ar interno.

Tudo isso  faz com que o sistema ao final gere uma economia de aproximadamente 30% no valor de metro quadrado da obra.

 

SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR

O sistema de aquecimento solar é um recurso que vem com o tempo se popularizando em nosso país, portanto é um sistema que hoje se faz item indispensável nas construções sustentáveis.

Ele se utiliza da radiação solar para o aquecimento da água. São utilizadas placas solares no telhado e boiler juntamente da caixa d’água para armazenamento da água quente gerada nas placas.

 

SISTEMA FOTOVOLTAICO

No sistema fotovoltaico placas captam a radiação solar e a transformam em corrente elétrica. Sistema que pode ser utilizadas amplamente em residências, comércio e corporações.

O sistema é interligado ao sistema de energia público e pode gerar crédito quando exceder quantidade gerada.

 

CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS E ABASTECIMENTO EM CISTERNAS

Sistema que possibilita o uso de água da chuva, a qual é armazenada em cisternas e pode ser usada a água para irrigação de jardins, caixas sanitárias, lavagem de automóveis e quintal.

Cisternas são reservatórios similares a caixas de água que em geral são colocados sob o solo, não prejudicando portanto o layout da arquitetura do imóvel. Esta água é bombeada para outra caixa d’água específica para este uso no telhado e então distribuída as caixas sanitárias ou torneiras de jardim. A água proveniente de água pluvial não é considerada potável, portanto não deve ser utilizada para cozinhar, banhos ou outros fins que não sejam os já descritos acima.  Sistema que gera economia de recursos naturais e financeiro ao proprietário.

Baixe os módulos curso “Arquitetura Sustentável”



Arquiteta e urbanista, formada desde 2000 pela UNIVAP (Universidade Vale do Paraíba-SP) e especialista em Arquitetura Ecológica pela USP. Há mais de 10 anos pesquisa a área, sempre buscando incorporar em seus projetos a integração da natureza com a arquitetura

Contato

Rua José de Almeida 238
Dansa Office, Nova Campinas - Campinas/SP
Campinas: (19) 98856-2639 Filial Sorocaba: (15) 99669-1044 E-mail:projetos@arqduque.com.br
© Alessandra Duque - Todos os direitos reservados.